A SpideRadio, fabricante chinesa de infraestrutura de rede celular 4G e 5G, acaba de chegar ao Brasil, seu primeiro mercado na América Latina. A empresa foi atraída pelo tamanho e pela diversidade do mercado brasileiro de telecomunicações, explica seu CEO, Jinxian Pu, em conversa com Mobile Time.

“O Brasil é um grande mercado, com diferentes tipos de operadoras. Tem as grandes e as pequenas, tem ISPs e também redes privativas. É um mercado grande e com espaço para a gente”, comentou.

Para comandar a operação na América Latina, Espanha e Portugal foi contratado o executivo Ricardo Pence, como vice-presidente de vendas.

 

Executivos da SpideRadio na Futurecom (crédito: divulgação)

História e diferenciais da SpideRadio

A SpideRadio foi fundada em 2012. Inicialmente fabricava smallcells 3G. Depois, em 2018, começou a produzir macrocélulas 4G e, mais tarde, 5G. Seu diferencial está no custo/benefício: Pu afirma que a empresa oferece equipamentos com as mesmas funcionalidades dos grandes vendors, mas a um preço mais baixo.

Outra vantagem é a customização total dos equipamentos, o que é possível graças à sua estratégia de verticalização: todos os hardwares e softwares são fabricados pela própria SpideRadio. Sua planta fabril fica na China.

Por fim, o executivo destaca como diferencial o fato de trabalharem com modelo de licença única. Quaisquer atualizações de software são oferecidas sem custo adicional ao longo do tempo, garante.

Na China, a SpideRadio já vendeu mais de 20 mil ERBs para as três grandes operadoras locais. Fora da China, foram mais de 5 mil ERBs para cerca de 15 operadoras em dez países da Ásia e da África, incluindo Japão, Cazaquistão, África do Sul, Congo e Sudão.

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA